segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Medicina Preventiva

Aqui tem uma regra: todo estudante da Université de Poitiers precisa ir até o órgão de medicina preventiva para realizar alguns exames. Eu ainda não fui fazer os meus, pois ainda não chegou a data, mas visitei o local com meus colegas.

Sempre que um estudante precisar se medicar, passa lá. Precisa de remédios? Passa lá! Precisa de qualquer coisa que previna alguma doença? Passa lá.

Meu amigo ficou gripado esses tempos, e ele passou lá. Acompanhei a história para saber como funcionava. Você chega no local com a carteirinha de estudante em mãos e diz para a recepcionista o que precisa. Por exemplo: remédio para gripe. Ela te encaminha até um dos enfermeiros, que conversa contigo. Ele pergunta qual é o teu problema e propõe uma data para falar com o médico. Marcada a consulta, você espera.

Depois que chega a data, você vai até o médico para uma consulta normal. Tudo de graça até aí. Ele te dá uma receita, tu compra o remédio e depois o seguro te paga! Ou seja, a consulta pode demorar um pouco, mas pelo menos o remédio vem de graça também. Isso se você tiver feito o seguro-saúde aqui mesmo, que é de graça para os estudantes.

Ainda não precisei usar este serviço, mas já vi que não tem complicação. É só chegar e dizer qual o seu problema.

Tirando as consultas, existem alguns produtos que são vendidos com desconto para os estudantes, como "aspirinas", os próprios remédios para gripe, camisinhas, anticoncepcionais, band-aid e faixas. E o desconto é realmente para estudante! Até cinco vezes mais barato do que na farmácia!

Eu, como sempre fico com bolhas nos pés por causa dos sapatos, sou freqüentadora do local. Pena que sempre esqueço de levar a máquina para tirar uma fotinho.. Mas logo logo, quando eu for fazer os meu exames, eu coloco aqui uma fotografia! Até lá "pour votre santé, bougez plus!"

Um comentário:

Unknown disse...

mas quem te atende é um médico ou é uma pessoa qualquer que te medica, a partir do que tu acha que precisa? Afinal, uma gripe pode ser indicio de muitas outras coisas?

E a espera pelo atendimento médico é muuuuuito demorada??

Me diz uma coisa, como é o vestibular, ou melhor o processo seletivo para o ensino superior ai na Franca..