segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O dia em que os trens pararam

Uma das coisas que mais ouvi sobre a Europa é que tudo funciona pontualmente. Absolutamente tudo. Os ônibus passam no horário previsto, o trem sai no segundo marcado e as pessoas chegam nos compromissos sempre alguns minutos mais cedo, e não mais tarde. Maravilhoso! Não precisarei me preocupar com atrasos por causa dos ônibus. Realmente, não preciso me preocupar. Contudo, nem sempre as coisas funcionam como o previsto.

Tivemos uma semana de férias de Todos os Santos. Muitos estudantes viajaram para outras cidades para visitar parentes ou amigos. No corredor onde moro, por exemplo, de 30 moradores ficaram só quatro. Eu era um deles. Fiquei na cidade, adiantei algum trabalho da faculdade, estudei bastante francês enquanto lia alguns livros emprestados e conheci os supermercados mais afastados do bairro. Eu sabia que na quinta-feira meus amigos que viajaram voltariam, por isso esperei. Não fiquei sozinha na cidade, Sofien e Claire ficaram por aqui, e junto deles esperei os outros voltarem.

Siham voltou na quinta-feira, como previsto. Ficou em Paris com seus amigos e fez muitos passeios. Já Amine ficou por lá, pois ele ainda não tinha encontrado o estágio que ele precisava para seu Mestrado. Tudo bem, podemos sair nós quatro e depois, no sábado, saímos com o Amine junto.

Sábado, 20h, uns 3ºC na rua. Siham, Sofien e eu estávamos na parada de ônibus com destino ao supermercado mais próximo conversando alegremente sobre o que preparar para receber Amine no jantar. O telefone de Siham toca e ela lê a mensagem. Amine avisou que os trens estão atrasados e ele não sabe a que horas ele vai sair da cidade.

Todos achamos muita graça, pois o guri ia ter que ficar esperando mais ainda para voltar, e como sábado era feriado, poderia perder o último ônibus para voltar para casa quando chegasse em Poitiers. Mas uma coisa me deixou curiosa.... Por que raios os trens atrasariam?? O Trensurb é normal ter seus atrasos. Mas a SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français) atrasar?

- O que mais ouvimos no Brasil é que aqui os trens são super pontuais. O que será que aconteceu?? - perguntei.

- São humanos que pilotam eles, Jo - Siham respondeu arqueando os ombros.

É verdade, são humanos que fazem as coisas acontecer por aqui. Mas mesmo assim é estranho.

Enfim, continuamos o nosso trajeto. Escolhendo os produtos da promoção da semana no Géant Casíno e decidindo como faríamos para carregar tanto peso para casa. Toca novamente o telefone. Siham lê a mensagem.

- Ele disse que foi cancelado o trem dele! HAHAHAHAH! Ele vai ter que ficar em Paris mais esta noite!

Todos achamos muita graça. Tadinho do Amine, mais uma noite em Paris! Terminamos as compras e fomos cada um para a sua casa, deixamos a janta conjunta para o outro dia.

Domingo, perto das 19h, recebemos uma mensagem de Amine, dizendo que ele chegou em casa. Fomos ver como estava o moço. Cansado, claro. Sapateou com sua mala pela estação de trem a noite inteira. Perguntei por que tinha sido cancelado o trem, e ele respondeu simplesmente: teve um acidente.

Acidente?? Que medo! Procurei na Internet o que tinha acontecido. Descarrilhamento? Choque? Boi na linha? Que nada. Os cabos do trem perto de Massy se romperam, o que causou o cancelamento de 45 trens. O acidente não foi grave, mas causou um bocado de caos no final do feriado.

Isso me lembra as notícias no Brasil em final de feriado, dizendo que não sei quantos ônibus a mais estão disponíveis na Estação Rodoviária de Porto Alegre, quantos vôos no Aeroporto atrasaram e quantos engarrafamentos trancaram as rodovias. Afinal de contas, são humanos que pilotam tudo isso, é normal que ocorram "atrasos" no Brasil ou na França.

----

Notícia na íntegra da TF1

Nenhum comentário: