sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Soirée Polyglotte

Em Poitiers existe uma associação feita por alunos da Universidade para intercâmbio lingüístico, a Méli-Mélo. Ela organiza encontros, passeios e festas para os interessados em praticar uma outra língua ou apenas conhecer gente nova. Quarta-feira de noite ocorreu um destes encontros, a Soirée Poliglotte. Às 21h, o Gil Bar estava lotados de cara pálida querendo falar algo diferente do francês.

Caminhando entre as mesas, podíamos ver plaquinhas escritas “Français / Español”, “Français / English”, “Français / Deutsch”, etc. Não encontrei a plaquinha de “Français / Português”, mas conheciuma francesa que é filha de portugueses, a Patrícia. Bom, não conversei em português com ela porque é muito difícil entender o que ela falava, até porque ela não conhece muito bem a língua dos pais.

Fiquei na mesa com ela e com outro francês, Kévin, conversando em inglês. Como essa gente gosta de falar inglês! Todo mundo aqui quer praticar! Bom, para mim foi ótimo, pois assim acabei fazendo amigos novos e também relembrando um pouco como se fala na língua da terra do McDonald’s.

Pessoas caminhando para lá e para cá! A mesa onde tinham dois franceses e uma brasileira, daqui a pouco já tinha uma finlandesa, uma holandesa e uma alemã a mais. E vira e mexe apareciam outros. Bom, fui eu caminhar um pouco também! E sabem o que eu encontrei??

Procurava eu uma mesa onde se falasse português, pois já estou esquecendo um pouco como se fala a língua mãe. Español, no. Deutsch, nein. English, no. Italiano, no. Fiquei um pouco triste por não ter encontrado a mesa do português, mas não por muito tempo! Na volta para onde eu estava antes, escutei algo que reconheci como português.

- Tu fala português?
- Sim! – Me respondeu o guri.

Vi que ele não tinha o sotaque de Portugal, então larguei a máxima:

- Tu é do Brasil?
- Sim, e tu?

AH! Me ajoelhei no chão e agradeci a Deus por encontrar alguém da terrinha do samba por aqui!! E não foi só um alguém, foram dois! Um guri de Vitória e o outro de Minas!

Daí foi só alegria! Conversei em português até enjoar! E olha que foi difícil! Eu nunca converso com brasileiros aqui, então a cada pergunta deles eu respondia “oui”, “non”, “bien sûr”, ou coisas do tipo. Bom, depois de uns chopps também, fica complicado. Uma hora falando em francês, depois em inglês e agora em português! Confesso que aquilo era muito confuso! Conhecem a história da Torre de Babel?

O saldo então foi o seguinte: a princípio, eu fui sozinha para a festa, mas voltei acompanhada! Fui para a parada do bus com a holandesa Maaike, com a alemã Maike e sua amiga e com a francesa/portuguesa Patrícia. Já fui convidada para outra festinha, nesta sexta-feira, na faculdade da Patrícia e do Kevin, o outro francês. Troquei e-mails e telefones com os brasileiros para sairmos qualquer hora com amigos brasileiros deles. Conheci gente de várias nacionalidade em uma noite só! Isso tudo além de ter chegado de ônibus à 1h e pouco da manhã sem se preocupar em ser assaltada! Bom, confesso que não fiquei mais porque na quinta-feira aquele era o último bus.
--

Fotos:
- Kévin, Patrícia e eu
- Kévin, Maike e Maaike
- Eu e meu choppinho

Nenhum comentário: