sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pour votre santé, bougez plus!

Uma forma de estudar francês é escutar rádio. Se estou em casa, entro no site de uma das rádios daqui. Se estou no ônibus, sintonizo meu mp4 em uma rádio daqui. Seja de música ou de notícias, estou sempre ouvindo e aprendendo.

Eu gosto particularmente das propagandas, que são sempre bem humoradas e geniais. Tem aquela que o marido esquece o aniversário da sogra e põe a culpa na promoção que o supermercado está fazendo, tem a outra que fala de uma associação de apoio aos que querem parar de fumar e tem uma que fala sobre os perigos de instalar o aquecimento em casa sem auxília profissional (oferecendo os seus serviços, claro). Mas o mais interessante é que sempre após uma propaganda que envolva saúde, aparece uma mulher dizendo uma das seguintes frases:

"Pour votre santé, bougez plus" (Pela sua saúde, mexa-se mais)

"Pour votre santé, evitez de mangez trop gras et trop sucré" (Pela sua saúde, evite comer muits gordura e muito açúcar)

"Pour votre santé, evitez de grignoter entre les repas" (Pela sua saúde, evite fazer lanchinhos entre as refeições)

... entre outras.

Eu estou fazendo a minha parte! Como muitos legumes e frutas, evito fazer lanchinhos fora e hora e finalmente comecei realmente a me mexer!

Eu já me mexo bastante no meu dia-a-dia. Subo dois andares de escada para chegar no meu quarto, subo quatro andares de escada para visitar minha amiga Claire quase que diariamente, caminho uns quatro minutos até o ônibus (isso se eu não tiver que correr para não perder) e carrego bastante peso toda a semana quando vou ao mercado.

Mas nesta semana eu comecei as minhas aulas de natação e jiu-jitsu! HA! Agora sou uma máquina de matar! Mato com um dedo e fujo nadando hehehehhehe

Primeira aula de natação, melhor do que eu esperava.... Não fui a melhor da turma, com certeza, pois os outros alunos já tinham começado a ter aulas antes de mim. Mas enfim, não engoli água pelo menos. Tudo ia bem até que o professor mandou a gente fazer um nado que parecia nado de sapo! Uma coisa estranha e que não funcionou comigo. Tudo bem, não deu certo com outro colega também. Tivemos que ir para o lado mais raso para treinar. Em contrapartida, sou a única da turma a boiar de costas!! E como eu bóio com os braços abertos, o prof. soltou a primeira pérola:

- Ela já sabe boiar assim porque todo brasileiro nasce como o Cristo Redentor, de braços abertos. Fica em São Paulo? Ou é no Rio? Ah sim, no Rio. Ela vai para a praia de Copacabana e fica boiando de frente para o Cristo!

Mal ele sabe que eu faço isso no chocolatão de Pinhal!

Já na aula de Jiu-Jitsu, essa foi alucinantemente magnífica! O professor é uma versão francesa e um pouco mais nova do Sr. Miyagi! Baixinho, cara de mau, com uma certa idade e uma barbichinha. Mas vai ver quando ele demonstra um golpe num aluno. O coitado voa longe! Com um dedo ele fez um negócio que o guri foi pro chão na hora! E eu aprendi direitinho.... Imobilizo em pé com um dedo, derrubo, imobilizo no chão, desloco o ombro e quebro o nariz! Tudo isso em segundos! Vou até começar a trabalhar de segurança particular! Ou, quem sabe, com as minhas técnicas eles não me chamam para ser a próxima Bond Girl? Sonhe, Joana, sonhe...

....

Um dia eu tive um sonho onde eu morava na França... Cá estou! O próximo passo é só esperar um novo filme de James Bond!! Mas até lá, vou treinar mais um pouco.... E me mexer mais, comer menos gordura e açúcar e não fazer lanchinhos.... Ahm, os lanchinhos....

--

Em breve, fotinhos minhas de toca e óculos de banho e kimono. Nada de fotos de maiô.

Nenhum comentário: