sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Me vê uma água, por favor?

Hoje foi o dia da pimenta aqui em casa! Merecidamente hoje foi eleito o Dia da Pimenta. As duas principais refeições de hoje, o almoço e a janta, tiveram doses generosas da danada vermelha.

Tudo começou quando meu amigo me ligou às 11h da manhã me dizendo que íamos sair com o primo dele e com outra amiga. Bom, eu estava dormindo às 11h da manhã, então apenas enfiei uma roupa qualquer, lavei a cara, escovei os dentes e sai correndo, colocando os brincos no corredor do prédio. Começamos bem: sem o café da manhã. Tudo bem, meu amigo me disse que sairíamos para tomar um café no centro. De acordo, tomo café no centro.

Caminhamos para cima e para baixo. Visitamos algumas lojas e alguns prédios. Era a primeira vez do primo aqui em Poitiers, então fizemos um belo tour pela cidade. E finalmente tomamos um café na calçada, em frente ao Hôtel de Ville.

Hôtel de Ville bem enquadrado lá atrás....

Fizemos mais algumas caminhadas e deixamos o rapaz na estação de trem. Isso já era 14h45. Meus dois amigos foram para o centro ver celulares e eu fui até a Prefeitura, para ver como andam meus papéis. Na verdade, eu não preciso fazer o Titre de Séjour pois eu tenho um visto de estudante que cobre toda a minha estadia. Contudo, se eu quero trabalhar aqui, preciso de tal documento. E quanta coisa precisa para conseguir ele, hein! Enfim, fui até a Prefeitura. Meu número para ser atendida era o 845, e a telinha mostrava que estávamos no 820 mais ou menos. "Acho que não vai demorar muuuuuito". Foi o que pensei. Saí de lá quando já eram 16h passadas.

Pensei comigo: estou com fome, mas não estou com a mínima vontade de cozinhar. Vou comprar um lanche por aqui e em casa eu como. E lá estava, exatamente na minha frente, um Kebab girando e girando e girando.


Kebab girando e girando e girando

Eu já provei um na semana passada, e realmente é muito gostoso. Tem a carne, alface, tomate, cebola e um molho meio apimentado. "Sauce?" o rapaz me perguntou. "Oui, toutes les sauces". Molho de pimenta, molho de ervas, ketchup e maionese. Detalhe: o moço que prepara os kebabs é colega de um amigo meu, e por isso ele caprichou no molho de pimenta! Ótimo! Eu comecei a gostar de pimenta mesmo. Vamos lá!

Em casa, liguei o abajur, o que causou um curto circuito, o que me fez saborear o kebab apenas à luz do sol encoberto pelas nuvens. E estava muito bom mesmo! Não estava fooorte, estava no ponto!

Comi um mais ou menos assim

Terminei o kebab e fui até a secretaria pedir que arrumassem a minha eletricidade. Veio a zeladora, trocou a lâmpada e religou a luz do meu quarto. Feliz, com luz e de barriga cheia, aceitei o convite de uma amiga e fui tomar chá com ela.

Enfim, tomei um chá japonês meio estranho, mas muito gostoso, no quarto/casa da Claire e voltei para a minha. Estava sem fome, era cedo e eu tinha comido a pouco. Mas as horas passam, e mais tarde a fome sempre vem.

Até que, agora a pouco, ela finalmente veio. A fome. Nada avassalador, mas o suficiente para preparar um lanche. Olhei para a minha estante e lá estava: meu chili enlatado, meu molho picante mexicano e meus nachos! AH! Batata! Vou comer nachos!

Simples: em uma panela eu misturei um pouco do chili pronto enlatado com o molho picante, enquanto em outra panela eu misturei uma caixinha de creme de leite com queijo. Chili picante quente e molho de queijo pronto, voltamos para o quarto. Joga tudo em cima dos nachos e comemos!


Preparando a mesa para comer meus nachos

Bah! Muito bom! Não estavam gostosos como os nachos do Pueblo Bar, mas estavam realmente deliciosos! E beeem apimentados! Deu um calorão aqui que eu até precisei abrir a janela um pouco!

Amanhã, fico na sopinha de legumes mesmo. Porque depois de comer um belo kebab com molho de pimenta, ketchup e maionese e nachos com chili com mais pimenta ainda e molho de queijo, acho que já me aventurei gastronomicamente bastante pela semana toda!

Como disse o Both em uma de nossas conversas, eu vou voltar rolando para o Brasil.

Nenhum comentário: