sexta-feira, 5 de setembro de 2008

E lá vem o visto!

Pois então, para viajar eu preciso do visto. Por quê? Bom, é simples, eu preciso do visto porque a minha nacionalidade não é da União Européia, e sim do Mercosul.... Enquanto eu não conseguir a minha cidadania italiana, precisarei incansavelmente ir atrás de vistos para estudar na Europa. Mas como se consegue o visto? Com muito suor e paciência!
Principalmente se for preciso tirar o visto com urgência! Para quem não ficou sabendo da minha hstória, ae vai. Durante todo o semestre de 2008/1, eu me comuniquei com a Université de Poitiers, mandei minha ficha de pedido de alojamento, a professora Silvana, da PUCRS, enviou o meu pedido de intercâmbio e tudo estava acertado. Após, claro, insistentes e-mails pedindo que eles resolvessem se iriam me aceitar ou não. Bom, depois de concordarem com a minha viagem, começou a corrida pelos documentos necessários para se obter o tão amado e querido visto de estudante. Juntei tudo: contra-cheque da mãe e do pai, cartas de responsabilidade econômica, xerox do passaporte, xerox da certidão de nascimento, xerox do histórico escolar da PUCRS, xerox da minha receita de bolo de chocolate favorito, etc, etc. Mas faltava uma única coisa, a mais importante! TAN TAN TAN TAN TAN TANAAAAN! A carta de aceite!! Ela é o documento que comprova que eu fui aceita pelos cherosos franceses.
Correio em greve, pânico tomando a minha pessoa. Chega a primeira correspondência, um manual do aluno intercambista. Chega a segunda corresponência, vários classificados de alojamentos. Chega a terceira correspondência, a reserva do meu alojamento. Mas e a maldita carta? Nada. Durante todo o semestre, após eles confirmarem que me aceitavam, eu mandei e-mails pedindo a carta de aceite por e-mail, porque assim pelo menos eu adiantava o processo do Campus France, um dos documentos que eu precisava para o visto. Sabe, eles estavam de férias, e ninguém acessou o seu e-mail por um bom tempo. Ou seja, nada de carta.
Recebi várias informações de que eu poderia fazer o meu visto na França mesmo, o que me deixou tranqüila e fez com que eu marcasse a minha viagem para o dia 02 de setembro. Mas então chega a carta, faltando uma semana para o dia do embarque. Fiquei mais feliz ainda! Mandei para o Campus France os documentos, junto de um e-mail perguntando como seria mais fácil entrar na França sem o visto, dizendo que eu iria fazê-lo lá ou dizendo que eu iria apenas passear. A moça do Campus France me ligou apavorada dizendo que era impossível, eu tinha que fazer o visto no Brasil mesmo! A casa caiu.
Desmarca passagem, remarca passagem, corre atrás disso, atrás daquilo, fala com gente mal educada, fala com gente mal humorada. Foi lindo, a conta de telefone aqui de casa vai às alturas! Mas tudo se resolveu. Vamos pagar multa por ter que desmarcar a passagem e o seguro saúde, pagamos altos Sedex 10 para enviar tudo, perderei uma semana de aula. Mas pelo menos tudo está resolvido. Meu visto ficará pronto na quinta-feira que vem e eu viajo na terça-feira, dia 16 de setembro. Não poderei viajar antes, mais perto da quinta, porque não tem mais passagem, apenas para o dia 16.
Recebi ajuda e apoio de muita gente de dentro e de fora da família, e se não fosse por eles, eu não teria mais paciência para fazer isto tudo.

Nenhum comentário: