quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Preparativos


Bom, vamos do início!
Eu sou Joana Pretto Cavinatto, estudante de Comunicação Social - Jornalismo da Famecos/PUCRS, estudante de Letras - Bacharealdo em Tradução Francês/Português da UFRGS, cozinheira amadora, tagarela profissional.
Misturando todas estas qualificações em uma idéia, surge o que ninguém esperava tão cedo: um intercâmbio.
Com os patrocínios que estou recebendo, vou estudar um semestre na Université de Poitiers, no sudoeste da França. Estou me mudando da Famecos (Faculdade de Comunicação Social) para a ICOMTEC (Institut de la Communication et des Nouvelle Technologies). Lá terei aulas de escrita jornalística, comunicação oral, gestão de revista, entre outros.
Além dos estudos, a Universidade tem outros serviços para os alunos, como as residências universtárias. No início irei morar em uma destas, a chamada Descartes, que fica dentro do campus. Existem quatro modelos de quarto: chambre traditionnelle, chambre rénovée, chambre trois fonctions e studio. Este último é o único com uma minicozinha dentro do quarto, tipo um JK. Eu vou morar na chambre traditionnelle, que tem cama, armário e uma vista linda para o campus.
Para poder estudar na Europa, é necessário fazer um visto de estudante, que é a fonte de todas as minhas dores de cabeça e noites mal dormidas. Para ser feito o "visa étudiant", preciso juntar uma série de documentos, entre os quais a Carta de Aceite é a mais importante. Esta carta chegou para mim na semana passada, sete dias antes da data da minha viagem. Corre para cá e corre para lá, desmarquei o meu embarque do dia 02 de setembro e deixei a data em aberto. Ou seja, vou perder a primeira semana de aulas!!
Nos próximos post irei explicar tim tim por tim tim do que está acontecendo nos meus preparativos.
Vida de intercambista na Europa não tem luxo, mas tem glamour!

Nenhum comentário: