segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Segundo dia – O Império Chinês contra-ataca

Deuxième jour (18.09.08) – L’império chinois contre-attaque
(os post estão sem data correta pois eu estava sem internet)

Dicas para intercambistas:
Leve consigo, na mala, um garfo, uma faca, uma colher (de sopa preferencialmente, pois pode-se usá-la para o café também), uma panelinha e uma tigela (pode-se tomar café nela também). Estes são os acessórios necessários para poder comer sempre que quiser.

Eu disse acessórios, pois é claro que você vai levar na mala uma quantidade de miojo sabor galinha caipira e sopão Maggi de carne o suficiente por um mês pelo menos.

Eu trouxe o miojo e o sopão, mas não pude comer porque aqui não tem panela ou tigela! Bom, eu posso até comer na panela mesmo, economiza louça, mas e se eu quiser cozinhar duas coisas? Ponho a primeira em uma tigela e cozinho a segunda. Aqui tem microondas, então não preciso me preocupar em comer comida fria.

Outra dica. Se você comprar algo para comer e viu que não consegue comer ele inteiro, guarde-o. Se ele não estraga fora da geladeira e pode ser comido frio, como um sanduíche, guarde-o para comer depois. Você não está em casa, e por isso não tem uma geladeira cheia te esperando. Se na primeira semana você não comer muito, não se preocupe! Não é falta da sua casa, e sim o seu organismo que não se costumou ainda com o fuso horário.

Se você morar em uma república universitária e o seu quarto não parecer com um quarto, arrume-o com detalhes que lhe agradam. Por exemplo, coloque aquele ursinho de pelúcia que você ganhou do seu namorado ao lado da cama; se for barato, compre uma cortininha e coloque-a na janela; faça as prateleiras parecerem com as suas da sua casa.

Se a sua república for como a minha, e você precisar freqüentar o banheiro para fazer os números 1 e 2 ou tomar banho, leve sempre tudo o que vai precisar: papel higiênico, toalha, roupas, sabonete, etc. Se na hora que você está lá fazendo qualquer coisa lembrar que deixou algo no quarto, esqueça-o. Você não está em casa, e por isso não pode correr pelado pelo corredor atrás do que for preciso. Se bem que eu já vi algumas pessoas andando enroladas na toalha. Muito engraçado, pois elas não se sentem envergonhadas ou intimidadas. Mas enfim, prefiro ir para o banho bem vestida mesmo hehehehe

Se você, brasileiro nascido no Brasil da América do Sul, achou que na Europa só tem carrão, que francês é tudo fedorento, que é tudo arrogante, que não existem cachorros e gatos de rua, que a comida é só scargot, você precisa rever os seus conceitos!

Eu vi, em uma tarde, alguns Fiat Uno passeando pelas ruas. E são tão velhos que o símbolo da Fiat ainda é aqueles quatro risquinhos na diagonal! E um deles fazia barulho de fusca!! É normal que os estudantes comprem estes carros mais velhos, pois são muito baratos. Um carro usado destes, eu ouvi falar, custam em torno de 300 euros. Vou confirmar a informação.

Não vi nenhum francês fedorento e todos foram extremamente atenciosos comigo! E quando viam que o meu francês é fraco, eles explicavam tudo mais devagar e com calma. No dia em que cheguei, era muito complicado para se locomover com as duas malas. Todos na rua que me viam assim me ajudavam. Fosse para subir escada, fosse para colocá-las no bagageiro do trem. São todos muito fofos.

Só hoje vi dois cachorros de rua (mais gordos que a Sheron) e ontem havia um gato na minha janela! O gato era mais gorda que a Toshiba e o Coppola juntos!!!!! Indo para a minha faculdade, eu vi um coelho (!!!!) atravessando uma rua mais distante em direção ao mato! Um coelho!!

Scargot nem sei onde tem! Comi só sanduíches até agora!! E foram muito bons! No aeroporto paguei o dobro do que na cidade, mas valeu a pena. Os sanduíches são feitos com pão baguete, igual a aqueles que tinham no supermercado uma vez, e me rendeu o almoço e a janta! Claro, comi um cockie da Milla depois. Mas foi o suficiente.

Se tiver sorte, hoje como o meu primeiro miojo! Obaaa!! Comida de verdade! ... Comida de verdade??????

PS: Hoje conheci uns chineses. Sim, os chineses estão por toda a parte! Bom, o primeiro me perguntou se no Brasil se falava latim e o outro me perguntou se era espanhol. Que o mundo inteiro pensa que nós falamos espanhol nós já sabemos... mas latim para mim é novidade! Me senti importante, chiquetê (forma de dizer chique na minha língua imaginária). Até estufei o peito quando me peguntaram do latim! Mas quando pus meus pés no chão novamente, murchei e respondi “Nom, au Brésil on parle poutugais”. E logo inflei novamente, pois eles pediram eu ensinasse a nossa língua lusa para eles! Este chineses devem amar o Brasil hehehehehe

Nenhum comentário: