segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Meu lar, doce lar

Estava eu, ontem de noite, aproximadamente à 1h da manhã, conversando com o Lipe Antoniollico sobre as coisas que eu faço aqui em Poitiers sozinha e ele o que faz em Canoas sozinho. Como o nosso acordo de separação correu bem, a divisão de bens foi tranqüila: ele ficou com meu pote cheio de moedinhas para o Poker e eu fiquei com o moletom dele. Cada um vai para o seu lado e depois se vê o que se faz.

Alguém já viu uma separação tão tranqüila assim? Nem eu! Pois bem, estava eu conversando com ele sobre tudo isto e surgiram termos da minha parte como "solteirice" e "egoísmo". Eu havia dito que ele vai aproveitar a vida da solteirice e eu a vida do egoísmo. Ele sai com os guris, faz festa. Eu saio por mim mesma, faço as coisas só para mim, vivo a minha própria vida. Não é crueldade dizer que agora eu tenho uma vida egoísta, pois é o egoísmo bom. Estudando a palavra, vemos que ego significa eu, ou seja, eu estou tendo aqui uma vida só para mim, sem vínculos com nada.

Refletindo sobre isto, enquanto conversava com o dito ateriormente, percebi que hoje habito o meu primeiro imóvel! Tudo bem, é alugado e não sou eu que pago o aluguel, mas é o meu nome no contrato, é a minha assinatura nos papéis e são as minhas coisas aqui dentro. Hoje eu vivo tão intensamente uma vida "egoísta" que até o lugar que eu moro eu posso chamar de "minha casa".

Aqui eu faço o mercado, compro comida, produtos de limpeza, prato, copo, garfo. Eu limpo, lavo louça, lavo chão, lavo janela. Eu arrumo meu sofá-cama com os travesseiros que eu comprei. Eu cozinho os legumes que eu comprei na panela que eu comprei. Eu lavo minha roupa e penduro no meu próprio varal! Isto é muito legal! Eu sou responsável por um lar! Meu lar!

Não é como ficar sozinha na casa dos pais durante a semana em que eles viajam para o Chile. Ainda assim é a casa dos pais, com os pratos dos pais, as panelas dos pais, a vassoura dos pais. Até o limpol, que eu comprei na época da viagem, é dos pais. Aqui não, eu sou a ÚNICA responsável por uma moradia. Tudo bem, não é lá essas coisas, mas é o primeiro lugar que eu habito e que é meu.

Aqui na cidade já sei onde é bom de comprar legumes, onde é melhor para comprar acessórios para cozinha, onde encontro as frutas mais baratas. Cuido do dinheiro e guardo todas as minhas notinhas para saber como vão os gastos. Aliás, hoje comprei uma bacia multiuso: fruteira, bacia de lavar legumes, bacia de escorrer a louça e bacia de levar a roupa da pia até o varal. Aqui é assim mesmo, uma única bacia serve para várias coisas, e uma só pessoa é responsável pelo bom funcionamento de todas elas.

Sobre isto, o Lipe me disse que eu iria crescer uns 30 anos aqui. Tudo bem, que vou crescer é verdade, mas não tanto também. Com todas estas responsabilidades, casa, comida, roupa lavada e administração financeira, eu vou crescer e voltar para o Brasil querendo morar sozinha de novo!! heheheh

Se quiserem, podem vir visitar a mina casa! Tem sempre pão quentinho (se não estiver quentinho eu ponho no microondas), leite fresco e umas bolachinhas! Até já recebi visitas aqui em casa! Outro dia eu e meu vizinho Sofien recebemos um marroquino, uma marroquina e uma francesa na cozinha do nosso corredor. Tudo bem, não entraram na minha casinha/quarto, mas foram as primeiras visitas para quem eu comprei algumas coisas no super e cozinhei. A foto memorável deste dia foi acidentalmente apagada, então fico devendo. Mas coloco no lugar dela a janta de ontem, na casa da marroquina Sihame. Na foto está ela e o outro marroquino, Amine.

Com isso tudo fico muito contente! E, falando em ficar contente, fiquei mais animada ainda quando li um e-mail da mama que diz que o Inter venceu de goleada o Grêmio!!
VAMO VAMO INTER!!

Estou longe, mas estou de olho!!

Um comentário:

Unknown disse...

putz, complicada esta questão da separação. eu não sei o que faria, mas acho acertada a decisão do casal...sério, tu lava tuas próprias roupas,o blz!!!!