quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Férias européias

Antes eu só brincava quando dizia que iria passar as férias na Europa. Agora é para valer! Estou nas minhas férias do feriado de Todos os Santos. Bom, não é nada grandioso, já que não viajei para Paris ou para outra cidade, mas valeu a folga!

Pus em dia alguma papelada que tinha ficado para trás; deixei meu nome na lista de espera do aluguel de bicicletas; conheci outros supermercados da cidade; comprei uma chaleira elétrica! Muito boa essa! Chaleira elétrica! Eu coloco a água, aperto o botão e deixo ali. Em três minutos a água está fervida e pronta para o café, o chá ou o chimarrão! Bom, antes eu ia até a cozinha esquentar água, o que gastava muito tempo desde "tirar o pijama e colocar uma roupa descente" até a água realmente esquentar. Agora posso esquentar a água do café da manhã no conforto do meu quarto e do meu pijama!

Meu bouilloire

Falando no quarto, modifiquei ele um pouco. Mudei os móveis de lugar, o que me rendeu mais espaço útil. Agora posso caminhar sem me preocupar em bater a canela na cadeira ou a ponta do osso da bacia na quina da mesa. E outro ponto bom: a luz da janela bate bem na minha mesa! Ótimo para estudar!

Mudança de móveis

Nestas férias também peguei a minha primeira chuva e minha primeira temperatura negativa. Bom, até agora, eu só tinah pego garoa. E a temperatura só baixa mesmo de madrugada, e no período de aulas eu sempre dormia cedo. Enfim, na segunda-feira de manhã acordei com um barulho de vento na janela. Achei estranho e fui verificar. A água não só caía como também batia na minha janela com força! Ainda bem que na noite anterior eu tive um presentimento e não coloquei nada na "geladeira" (vide posts anteriores).


Chovendo às 8h da manhã

Quanto à temperatura negativa, peguei -1ºC enquanto acompanhava o jogo do Inter contra o Náutico. Bom, sem comentários sobre o jogo. O único ponto positivo foi que hoje eu enviei um e-mail para a Rádio Guaíba comentando que acompanhei a transmissão e eles me responderam. É tão bom quando enviamos e-mails para os veículos e eles nos respondem! Nos sentimos importantes! O Gilberto Júnior até me disse que me manda um abraço no próximo jogo que ele narrar. Viva a internet!

E eu continuo descobrindo coisas novas. Nesta semana abastecemos um carro! Bom, no Brasil eu abastecia toda semana o meu besourinho Ford Ka. Mas aqui é diferente! Aqui, somos nós que abastecemos! Igual aos filmes: tu desce do carro, abre a chave do carro, pega a bomba, abastece, paga e vai pra casa! Eu não tenho carro, mas a namorada do meu amigo tem!


Aureile abastecendo

Este episódio me fez lembrar de todas as outras coisas que fazemos sozinhos aqui. No supermercado somos nós que pesamos as frutas e os legumes, somos nós que empacotamos a mercadoria e ainda por cima tem um caixa expresso onde somos nós que passamos os códigos de barra pelo leitor e nós que fazemos as operações de cartão de fidelidade e pagamento! Somos nós também que validamos as passagens de ônibus, somos nós que validamos o ticket do TGV. Entre outras coisas que não lembro agora, eu vejo como somos mal acostumados no Brasil.

Caisse Express

Me lembro de uma tia comentando que no supermercado que ela freqüenta não tem ninguém para ajudar as pessoas idosas com o carrinho. Aqui, as pessoas idosas dirigem ainda! E não digo idosas porque recém entraram na terceira idade. Eu digo idosas como a minha nona e a minha avó. Dos 80 para cima!

A impressão que isso me passa é de que as pessoas são mais independentes. Os jovens, quando entram na faculdade, já começam a morar sozinhos. Os idosos dirigem normalmente. Sou eu que peso as frutas, que empacoto a mercadoria e que abasteço o carro. Liberté, Égalité et Fratenité!

Ah, amanhã eu acho que vou no Futuroscope!

Nenhum comentário: