sexta-feira, 3 de outubro de 2008

On m'a dit que c'est pas como no Brasil

No Brasil, nos sentimos um pouco envergonhados quando ouvimos que os professores deixam os alunos falarem no celular durante a aula, ou que é comum chegar atrasados na aula. Bom, eu fico. Tive um professor na Famecos que disse que quando ele estudou aqui na França ele viu uma coisa que os brasileiros não conhecem: o professor fala e os alunos ficam quietos ouvindo. Enquanto isso, na aula dele, os alunos conversam em grupinhos. A linha D43 Universitária sai do Mercado a cada 5 ou 10 minutos de manhã cedo, então por que os alunos chegam 30 minutos atrasados? Eles entram naturalmente na sala de aula. Será que só o Brasil é assim??


Na verdade não.

Eu tenho as seguintes cadeiras durante a semana: Técnicas de Comunicação e Informação (até agora aprendi a editar coisas no Word que eu nem imaginava que fosse possível); Gestão de Revista (em duas aulas aprendemos como funciona uma revista e vamos criar uma de 8 páginas, uma versão resumida de Planejamento Gráfico); Sociologia da Comunicação (Webber, Durkhein, etc); História Religiosa da França do Renscentismo á Revolução (??); Problemas Econômicos e Sociais (o professor fala sobre os prós e os contras da globalização); e finalmente Comunicação Oral (criamos uma página de jornal para apresentar o colega... jornal = com. oral).

Futuroscope

Segundo o que ouvimos, aqui todos deveriam ser super centrados e tal. Todos prestam atenção, chegam meia hora antes da aula começar, etc. Não é bem assim. Não é nem um pouco bem assim.

O professor de Problemas econômicos e sociais, por exemplo, fica falando sobre o desenvolvimento da China e suas conseqüências para o mundo enquanto metade da aula fica conversando e a outra fica no Facebook. Eu trago o meu computador porque é melhor para pesquisar palavras que eu não entendo e até para fazer anotações, mas os outros trazem para ficar brincado. Aliás, eu cheguei um minuto atrasada, morta de vergonha, e o professor ainda não tinha nem entrado na sala. Ufa! Dez minutos depois, chega uma pessoa realmente atrasada, pede desculpas. Mais uns dez minutos, chega outra, a mesma coisa. Daqui a pouco toca um telefone, a colega se desculpa, mas o professor não gosta. Foi um acidente, mas isso já aconteceu outras vezes em outras aulas.

Na aula de Técnicas de Comunicação e Informação, como é em uma sala com computadores para se trabalhar, todos conversam juntos e se ajudam, super normal. Mesmo sendo cedo, todos chegam na hora. Mas, por que nesta aula todos chegam cedo e na outra não? Bom, pode ser por dois motivos: o primeiro é que para chegar no Futuroscope, lugar onde temos a aula de Problemas ES, só tem um ônibus que passa a cada 20 minutos e demora 1 hora inteira para ir de um terminal ao outro (este é o tempo que eu demoro); já o Voie Malraux, parada da outra aula, é no centro da cidade e tem várias linhas de ônibus para se pegar. O outro motivo é mais simples: uma é muito legal, e a outra é muito chata. Chata eu digo porque ninguém interage com o professor e ele fica falando sozinho na frente dos alunos desinteressados.

Estrela preta: onde moro; estrela azul: Voie Malraux; estrela roxa: Futuroscope

Não sei se isto acontece apenas nesta universidade ou se é regra em todo o país, mas eu sei que aqui os alunos não prestam atenção em tudo o que é dito, alguns chegam atrasados, os alunos não entram na sala antes do horário (ficam esperando o professor aparecer) e o celular toca de vez em quando.

Entre outros fatores que não vou citar hoje, a Europa afinal não me parece ser tão "Primeiro Mundo" quanto dizem por aí. O Brasil ainda ganha em muitas coisas. Mas disto eu falo em um próximo post.

Um comentário:

Samir Oliveira disse...

Que máximo as tuas cadeiras! Ah, pelas fotos parece ser lindo aí, tudo bem limpinho ehehe. Continue postando que todo dia eu dou uma passada para acompanhar tuas aventuras na terra de Jurèmir